Em 1989, um grupo de empresários de Poço Fundo – teve a ideia visionária de criar uma entidade que reunisse todo o setor, objetivando unir, fortalecer economicamente e defender os direitos do empresariado local.
Assim, em 15 de agosto de 1989, na sede do Poço Fundo Tênis Clube, foi fundada a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Poço Fundo – ACIAPF, Sendo sua primeira Diretoria: Presidente o Sr. Victor Hugo Pereira, Vice Presidente o Sr. Ivo Borges de Carvalho e 2º Vice Presidente o Sr. José Mauricio Magalhães. Esta importante iniciativa seguida de outras enfrentaram o paradigma da tradição comercial, “marca na caderneta“, aliado ao receio de mudanças, e mais, a difícil adesão de boa parte dos comerciantes, prorrogou a viabilidade do funcionamento pleno da associação ainda por mais cinco anos.
Em dezembro de 1994, com a intenção de Criar um Serviço de Proteção ao Crédito – SCPC, empresários se reuniram no salão Rotary Club, reativando desta forma a ACIAPF, tendo como Lema “Compromisso com o Desenvolvimento de Poço Fundo”. Para diretoria nessa nova fase foram eleitos: Presidente: André Costa Dias Junior; 1º Vice Presidente: Enilton Gonçalves; 2º Vice Presidente Tereza de Paiva; 1º Secretária Aparecida Celeste de Souza; 2º Secretário José Carlos Neofit; 1º Tesoureiro Aires Rocha Pereira; 2º Tesoureiro José da Silva Penha.
Após a instalação do SPC a diretoria da ACIAPF, preocupada com a manutenção da entidade buscou oferecer serviços para atrair associados. Criamos o balcão de empregos, serviços de Fax, impressão, xerox, encadernação etc. Buscamos os planos de Saúde SERPRAM e Unimed que representam uma ferramenta importante para a saúde poçofundense. Durante essas duas décadas, trouxemos pelo menos dois cursos por ano ministrados pelo SEBRAE de capacitação aos empresários e funcionários das empresas. Sempre semeamos a semente do desenvolvimento através das campanhas de final de ano, a valorização do nosso comercio hoje em dia é uma realidade.
Visando a fidelidade de seu lema: “Compromisso com o desenvolvimento de Poço Fundo”, a ACIAPF criou e apresentou o projeto do Jornal de Poço Fundo a seu fundador Sr. Paulo Perpetuo, apoiando também financeiramente em momento difícil o projeto da Radio Comunitária Gimirim.
Através do Projeto Empreender tentamos viabilizar os projetos de Artesanato, das Facções de costura, da Cooperativa de Cachaça e da Associação de Empresas de atividades iguais, todos estes projetos, ainda possíveis de sucesso se formarmos lideres para cada setor. Do Projeto Empreender também nasceu a Coocaminas, cooperativa destinada à comercialização de café convencional.
Pelo nosso Lema, sempre buscamos todos os nossos representantes que passaram pelo Poder Executivo, para implantar um projeto Industrial em nosso município; criaríamos uma Incubadora de Empresas que daria apoio e estrutura às ideias de nossos filhos empreendedores para novos produtos, valorizando primeiramente as nossas matérias primas como café, leite, fumo e outras. Seria uma sementeira este núcleo Agroindustrial. Poderíamos atrair também projetos de TI (tecnologia de informação), pois estamos próximos do Vale da Eletrônica, principalmente se a nossa Incubadora fosse montada em parceria com a Inatel de Sta.Rita do Sapucaí.
Devido à dedicação ao trabalho adotado pelas diretorias e funcionários da ACIAPF, tem-se consciência de significativos frutos colhidos como também a aquisição da tão sonhada sede social.
A realização desse trabalho e a colheita de tão importantes resultados para o empresariado se devem à semente plantada em 1989, fruto do espírito de associativismo que norteou a iniciativa daqueles líderes empresariais. Está mais que provado que a força de um setor, de uma sociedade, se obtém pela união. Daí o lema da entidade – “Compromisso com o Desenvolvimento de Poço Fundo”.